As primeiras semanas na escola podem ser desafiadoras, tanto para as crianças pequenas quanto para suas famílias. Quais sensações permeiam esse início do ano letivo? Quais são os sentimentos que estão vindo à tona? E qual o papel da escola nesse momento?
Quando pensamos no termo “adaptação”, indicamos que aqueles que chegam até nós, independente de suas necessidades e particularidades, precisam se adaptar a nossa rotina e ao nosso planejamento, visando torná-los parte de um grupo ou de uma instituição.
Mas falar em ‘adaptar-se’ anula o que há de mais importante nesse processo: o ato de acolher. Empatia, afeto e escuta precisam estar presentes em todas as etapas do caminhar das crianças dentro da escola e para que haja de fato acolhimento, é necessário “ouvir” o outro, acolhendo suas angústias, inseguranças e expectativas.
Dessa maneira, na Blooming, caminhamos em direção a um processo de acolhimento, entendendo a criança em sua integralidade, ou seja, alguém com uma história e um contexto. A ideia é que a criança possa chegar devagarinho e que o seu tempo seja respeitado. A partir daí, com os vínculos criados, o percurso se torna mais fácil, mais prazeroso e de muito mais confiança. Vamos juntos!
Ligia Botelho – Diretora Pedagógica