O propósito da educação evoluiu ao longo do tempo, em um mundo globalizado e em rápida mudança, é fundamental que as gerações atuais e futuras desenvolvam as habilidades para agir hoje e encontrar soluções para os desafios globais do futuro. Sendo assim, o aluno preparado para os desafios do século XXI não é aquele que simplesmente sabe, mas aquele capaz de pesquisar, compreender e expressar seus conhecimentos. A educação escolar deve contribuir para ensinar a viver e ensinar como se tornar um cidadão consciente e transformador.
As mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação, o protagonismo dos estudantes é uma das grandes características da educação no século 21. O ponto de partida é reconhecer a relevância da educação na compreensão e resolução de questões globais em suas dimensões sociais, políticas, culturais, econômicas e ambientais. Também implica reconhecer o papel da educação em ir além do desenvolvimento do conhecimento e das chamadas habilidades cognitivas – por exemplo, leitura e matemática – para construir valores, habilidades sociais e emocionais e atitudes entre os alunos que possam facilitar a cooperação internacional e promover a transformação social.
A educação infantil do século 21 deve abrir as portas para a valorização das habilidades e o investimento nas potencialidades da criança, onde esta aprenda a descobrir seus próprios caminhos na solução de problemas que se apresentam em sua vida, seja na escola ou no seu dia-a-dia. A educação deve, portanto, adaptar-se constantemente a essas mudanças da sociedade, sem negligenciar as vivências, os saberes básicos e os resultados da experiência humana.
Viviane Brykcy Vicente Pereira
Diretora Pedagógica
Possui graduação em Pedagogia e Letras Ingles – Português. Pós graduação em Direito Educacional e especialização em Neurociências na Escola. Possui certificação ( Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) e diploma (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages) pela Universidade de Cambridge. Tem 16 anos de experiência na área de educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.