Como é feita a avaliação na Educação Infantil da Blooming?

Ao longo de todo semestre, as professoras fazem uso do que chamamos de Documentação Pedagógica para registrar os momentos vividos pelas nossas crianças, já que a nossa memória não é suficiente para guardar tantas informações.

Esses registros são fundamentais para que o educador anote tudo o que lhe chama a atenção e o que os pequenos revelam, permitindo uma avaliação contínua e processual.

Por meio das observações e dos registros, docentes e coordenadores pedagógicos acompanham o que está sendo construído no dia a dia das turmas. Os dois instrumentos são os mais defendidos por estudiosos da área porque respeitam a individualidade dos pequenos, consideram o contexto em que eles estão inseridos e são realizados pelos adultos que mediam as ações.

Dessa maneira, o educador tem a oportunidade de conhecer cada criança, suas reações, seus hábitos alimentares, suas brincadeiras preferidas e vários outros detalhes. Por isso, são aliados na escrita dos relatórios das crianças e colaboram – no caso dos bebês e crianças bem pequenas – para que se compreenda a forma como se expressam mesmo antes de falar convencionalmente.

Os relatórios individuais representam a organização de todos esses registros e o olhar sensível da professora frente a tudo que foi observado. Nessa escrita, é preciso ter em mente que a criança nunca É. Ela ESTÁ.

As professoras são como exploradores que utilizam compassos e mapas. E, como os navegadores, sabem onde está a meta (os objetivos, o currículo). Sabem quais são as metas, mas sabem também que as metas mudam a cada ano porque o terreno, o clima, as estações, as meninas e os meninos são diferentes. Os destinos, os objetivos, são importantes e não podemos perdê-los de vista, mas o mais importante é saber como e por que atingir esses objetivos. É importante para as crianças e adultos voltar a percorrer seus próprios passos, seu processo de conhecimento por meio de uma atitude que é possível graças à observação, à documentação e à interpretação”.
(Loris Malaguzzi – precursor da abordagem educacional Reggio Emilia)

Information

Cultivating minds, BLOOMING futures.

We use cookies to enhance your experience on our site. By browsing this site, you agree to our use of cookies. Learn more about our Privacy Policy.