Benefícios da educação bilíngue

SOBRE A FUNDADORA

Uma língua estrangeira é um dos melhores presentes que você pode dar ao seu filho, as crianças têm a capacidade inata de aprender várias línguas e adquirir uma pronúncia nativa de forma natural e simultânea.

Aprender uma língua é uma ótima maneira de manter seu cérebro saudável e afiado.

Estudos realizados pela Universidade de Toronto concluíram que crianças bilíngues de idade pré-escolar tem maior flexibilidade cognitiva — quer dizer, uma habilidade superior de lidar com informação visual e verbal conflitante. Quando uma criança bilíngue tenta se comunicar, as línguas no cérebro “competem” para serem ativadas e escolhidas. A criança deve selecionar um e suprimir o outro, o que requer atenção e a capacidade de o cérebro ser flexível, o que é possível nesta idade precoce. A interferência força o cérebro a resolver conflitos internos, dando à mente um exercício que fortalece seus músculos cognitivos.

Não tenha medo de que aprender duas línguas confunda ou distraia seu filho. Lembre-se, seus cérebros são flexíveis, e as habilidades que se desenvolvem além de aprender uma segunda língua é imensurável. Os bilíngues superam os monolíngues em suas habilidades de leitura.

No que se refere às habilidades de pensamento os benefícios cognitivos da Educação Bilíngue são inúmeros; um estudo realizado pelas psicólogas Ellen Bialystok e Michelle Martin-Rhee descobriu que a juventude bilíngue era mais bem sucedida em classificar objetos por forma e cor versus seus pares monolíngue. Isso sugere que a experiência bilíngue melhora o centro de comando do cérebro, dando-lhes assim a capacidade de planejar, resolver problemas e realizar outras tarefas mentalmente exigentes.

Ser bilíngue não é meramente ser capaz de expressar uma ideia em duas línguas, mas também ter a oportunidade de ser imerso em outras culturas para se tornar um cidadão global. Os cidadãos globais são pessoas que estão abertas à rica diversidade da nossa comunidade mundial, enquanto ainda se orgulham de sua própria cultura e herança.

Uma criança bilíngue aprende cedo que uma coisa pode ter muitos nomes, o que contribui para o desenvolvimento de mentes mais abertas e flexíveis em seu pensamento. A inteligencia cultural é um dos principais traços de um cidadão global: aquele que aceita e abraça nossas diferenças como algo para valorizar.

Se você quer ainda mais informações sobre bilinguismo em crianças e bebês, confira este TedX Talk intitulado Criando Mentes Bilíngues por Naja Ferjan Ramirez.

Ela discute por que bebês e crianças pequenas têm a capacidade de dominar duas línguas ao mesmo tempo, bem como os benefícios de crescer em um ambiente bilíngue.

Viviane Brykcy Vicente Pereira

Diretora Pedagógica

Possui graduação em Pedagogia e Letras Ingles – Português.  Pós graduação em Direito Educacional e especialização em Neurociências na Escola. Possui certificação (   Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) e diploma (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages) pela Universidade de Cambridge.  Tem 16 anos de experiência na área de educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Informações

Cultivating minds, BLOOMING futures.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade.