Nossa Filosofia

Na Blooming o processo de aprendizagem está em todo o lugar, a escola são as pessoas, levar os alunos para fora da sala de aula está em nosso core e essa prática permite ampliar as conexões para o desenvolvimento integral, transformador e pleno de nossos educandos.

Seja na escola, seja com a família, o aluno precisa ter a consciência de que qualquer lugar pode proporcionar experiências e conhecimentos, independentemente de estar ou não relacionado aos conteúdos aprendidos na escola. Desse modo, ele se sentirá engajado em ser o protagonista da sua própria educação.

O estudo fora da sala faz que a criança experimente outros contextos da realidade que não são vistos nos materiais didáticos. Assim, elas conseguem observar e interagir com os fatos que estão estudando em aula.

Colocamos o aluno no centro do processo de aprendizagem e construímos estratégias para que ele possa aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer (de acordo com os quatro pilares descritos no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século 21 para a Unesco).

Esses pilares refletem nosso foco no desenvolvimento intelectual, socioemocional, ético e multicultural dos nossos alunos.

Os pilares da educação divulgados pela UNESCO em seu livro relatório “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999, confira abaixo:

“Felicidade, sentido da vida não é uma resposta pronta ou alguma coisa que colocamos no bolso. É uma pergunta que deve nos acompanhar.”

Zeca de Mello

Filósofo 

Aprender a conhecer

De acordo com o relatório da UNESCO, este tipo de aprendizagem visa o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento. Nossa escola busca contribuir ativamente para que nossas crianças compreendam o mundo que as rodeia para que possam viver plenamente suas capacidades sociais, estimulando o prazer em aprender, em conhecer, em descobrir com alegria. “O processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experiência”.

Aprender a fazer

Aprender a colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Nossa filosofia é que as aprendizagens devem evoluir e não podem mais ser consideradas como simples transmissão de práticas mais ou menos rotineiras. Dessa forma, damos ênfase à aquisição de competências, tanto técnicas quanto sócio-emocionais para que nossos alunos possam desenvolver suas habilidades tanto dentro como fora da escola.

Aprender a conviver

Buscamos contribuir para que nossos alunos progressivamente conheçam a si mesmo e ao outro. Desenvolvendo a empatia e incentivando a participação em projetos com objetivos comuns para desenvolver a noção de comunidade e inter-relação entre todos os seres vivos.

Aprender a ser

“A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa — espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.” Buscamos preparar nossas crianças para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida. Para isso buscamos oferecer experiências que façam sentido para seu desenvolvimento holístico, estimulando a criatividade, a sociabilidade e as diversas formas de expressão humana (artes, música, esportes, etc).