Embora o mundo possa estar cada vez mais interconectado, as violações dos direitos humanos, a desigualdade e a pobreza ainda ameaçam a paz e a sustentabilidade. A Educação Global da Cidadania (GCED) é a resposta da UNESCO a esses desafios. Ele trabalha capacitando alunos de todas as idades a entender o que são questões globais, não apenas locais e se tornarem promotores ativos de sociedades mais pacíficas, tolerantes, inclusivas, seguras e sustentáveis.
A noção de cidadania foi ampliada como um conceito de múltiplas perspectivas e, está vinculada a uma crescente interdependência e interconectividade entre países nas áreas econômica, cultural e social, por meio de maior comércio internacional, migração, comunicação, entre outros. Essa noção está vinculada também a nossas preocupações com o bem estar global além das fronteiras nacionais, assim como se se baseia no entendimento de que o bem-estar global influencia o bem-estar nacional e local. Apesar de diferenças de interpretação, existe um entendimento comum de que cidadania global não implica uma situação legal. Refere-se mais a um sentimento de pertencer a uma comunidade mais ampla e à humanidade comum, bem como de promover um “olhar global”, que vincula o local ao global e o nacional ao internacional. Também é um modo de entender, agir e se relacionar com os outros e com o meio ambiente no espaço e no tempo, com base em valores universais, por meio do respeito à diversidade e ao pluralismo. Nesse contexto, a vida de cada indivíduo tem implicações em decisões cotidianas que conectam o global com o local, e vice-versa.
Viviane Brykcy Vicente Pereira
Diretora Pedagógica
Possui graduação em Pedagogia e Letras Ingles – Português. Pós graduação em Direito Educacional e especialização em Neurociências na Escola. Possui certificação ( Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) e diploma (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages) pela Universidade de Cambridge. Tem 16 anos de experiência na área de educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.