Plasticidade cerebral: remodelando a mente

Plasticidade cerebral é o poder extraordinário que permite ao cérebro modificar sua estrutura e operar com base nas mudanças dentro do corpo ou ambiente circundante. As modificações acontecem através do córtex que é a camada externa do cérebro. A plasticidade cerebral afeta a capacidade de aprender e alterar nosso comportamento e mais ainda durante a infância. Isso nos dá uma ideia por que as crianças aprendem rápido e por que o que aprendem continua sendo uma propriedade fundamental ao longo da vida do cérebro.

Os seres humanos têm uma capacidade única de aprender coisas novas e se adaptar a novos ambientes. No entanto, certos desafios precisam ser superados para desenhar mudanças que possam melhorar a qualidade de vida em um sentido mais amplo. Um desafio para alcançar esse objetivo é que a aprendizagem é bastante particular, por isso precisamos estar cientes do nosso próprio processo de aprendizagem para não limitar os benefícios potenciais da aprendizagem no nosso dia a dia.

A capacidade de aprender, adquirir novas habilidades e mudar o comportamento como resultado da experiência é fundamental para garantir a sobrevivência dos seres humanos. Nossa capacidade de aprender é uma variável que podemos usar para explicar nosso sucesso. O aprendizado é amplo e complexo e varia de um indivíduo para outro.

Nosso processo de aprendizagem

Os alunos às vezes chegam a um ponto em que sentem que a educação se tornou um desafio, e não podem continuar. Os obstáculos podem ser devido ao estresse, depressão e são sinais de uma mentalidade fixa. O importante é entender como podemos sempre continuar desafiando nosso estado mental atual para estar em um estado constante de inovação, no qual estamos proativamente visando tarefas que nos estimulem e promovam o crescimento. Tenha em mente como aprender muda a estrutura do cérebro e avalie que as implicações são de longo alcance.

Um exemplo é onde o aprendizado pode ser modificado para acomodar métodos mais produtivos para mudar o cérebro. Além disso, inclinações naturais para algumas técnicas de aprendizagem podem ser descobertas quando você explora a estrutura cerebral. Se o aprendizado muda o cérebro, então é possível induzir as mudanças para torná-lo mais compatível com as mudanças.

A capacidade do cérebro de se adaptar (plasticidade cerebral) ocorre de duas maneiras distintas. Pode ser através de um aumento no número de sinapses entre neurônios ou através de uma mudança na estrutura interna dos neurônios. A memória de curto prazo pode rapidamente se transformar em memória de longo prazo, que é uma medida da plasticidade do cérebro. Se a informação sobreviver, torna-se mais permanente, um fenômeno que está associado a mudanças bioquímicas e anatômicas.

O cérebro humano pode se reorganizar fazendo novas conexões entre as células cerebrais. Devido à genética, o ambiente existente e as ações pessoais desempenham um papel crucial na plasticidade cerebral. Portanto, devemos entender como a neuroplasticidade ocorre no cérebro para ver como afeta nossa capacidade de aprender.

A neuroplasticidade ocorre:

  • No início da vida, quando o cérebro está se reorganizando para amadurecer
  • Quando você incorre em lesão cerebral para compensar as funções cerebrais perdidas e utilizar as funções restantes
  • Na idade adulta, quando aprendemos uma coisa nova e a mantemos em nossa memória

“Nossos cérebros se renovam ao longo da vida até uma medida que previamente pensavam que não era possível”
Michael S. Gazzaniga – psicólogo, neurocientista e professor.

Fonte: https://smartminds.io/brain-plasticity-learning-affects-brain/

We use cookies to enhance your experience on our site. By browsing this site, you agree to our use of cookies. Learn more about our Privacy Policy.