Uma língua estrangeira é um dos melhores presentes que você pode dar ao seu filho, as crianças têm a capacidade inata de aprender várias línguas e adquirir uma pronúncia nativa de forma natural e simultânea.
Aprender uma língua é uma ótima maneira de manter seu cérebro saudável e afiado.
Estudos realizados pela Universidade de Toronto concluíram que crianças bilíngues de idade pré-escolar tem maior flexibilidade cognitiva — quer dizer, uma habilidade superior de lidar com informação visual e verbal conflitante. Quando uma criança bilíngue tenta se comunicar, as línguas no cérebro “competem” para serem ativadas e escolhidas. A criança deve selecionar um e suprimir o outro, o que requer atenção e a capacidade de o cérebro ser flexível, o que é possível nesta idade precoce. A interferência força o cérebro a resolver conflitos internos, dando à mente um exercício que fortalece seus músculos cognitivos.
Não tenha medo de que aprender duas línguas confunda ou distraia seu filho. Lembre-se, seus cérebros são flexíveis, e as habilidades que se desenvolvem além de aprender uma segunda língua é imensurável. Os bilíngues superam os monolíngues em suas habilidades de leitura.
No que se refere às habilidades de pensamento os benefícios cognitivos da Educação Bilíngue são inúmeros; um estudo realizado pelas psicólogas Ellen Bialystok e Michelle Martin-Rhee descobriu que a juventude bilíngue era mais bem sucedida em classificar objetos por forma e cor versus seus pares monolíngue. Isso sugere que a experiência bilíngue melhora o centro de comando do cérebro, dando-lhes assim a capacidade de planejar, resolver problemas e realizar outras tarefas mentalmente exigentes.
Ser bilíngue não é meramente ser capaz de expressar uma ideia em duas línguas, mas também ter a oportunidade de ser imerso em outras culturas para se tornar um cidadão global. Os cidadãos globais são pessoas que estão abertas à rica diversidade da nossa comunidade mundial, enquanto ainda se orgulham de sua própria cultura e herança.
Uma criança bilíngue aprende cedo que uma coisa pode ter muitos nomes, o que contribui para o desenvolvimento de mentes mais abertas e flexíveis em seu pensamento. A inteligencia cultural é um dos principais traços de um cidadão global: aquele que aceita e abraça nossas diferenças como algo para valorizar.
Se você quer ainda mais informações sobre bilinguismo em crianças e bebês, confira este TedX Talk intitulado Criando Mentes Bilíngues por Naja Ferjan Ramirez.
Ela discute por que bebês e crianças pequenas têm a capacidade de dominar duas línguas ao mesmo tempo, bem como os benefícios de crescer em um ambiente bilíngue.
Viviane Brykcy Vicente Pereira
Diretora Pedagógica
Possui graduação em Pedagogia e Letras Ingles – Português. Pós graduação em Direito Educacional e especialização em Neurociências na Escola. Possui certificação ( Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) e diploma (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages) pela Universidade de Cambridge. Tem 16 anos de experiência na área de educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.