PROJETOS
No trabalho com projetos, as crianças têm a oportunidade de pensar em temas importantes do seu ambiente, refletirem sobre a atualidade e sobre a vida fora da escola.
São elaborados para as crianças aprenderem a pensar, a estudar, a pesquisar e a opinar. Os projetos são elaborados e executados COM as crianças e não PARA as crianças.
E o currículo?
Sabemos que para haver aprendizagem é preciso organizar um currículo que seja significativo para as crianças e para os professores. Fazer todo ano a mesma sequência de conteúdos, como se o conhecimento fosse uma verdade imutável, não condiz com isso. Os projetos abrem para a possibilidade de aprender os diferentes conhecimentos de modo não linear e através das múltiplas linguagens. Afinal de contas, como prever um programa de trabalho do ano todo se não sabemos quais serão as dúvidas, as curiosidades, as indagações das crianças?
É comum pensar que o processo do projeto vai acontecendo de forma espontânea, mas o papel do professor deve ser intencional, pois cabe a ele organizar estratégias e materiais, atuando como um guia que aponta vários caminhos que o grupo pode seguir. Para isso, é necessário ESCUTA e DIÁLOGO.